Instituto Pensar - EUA estimula e financia a guerra no leste europeu

EUA estimula e financia a guerra no leste europeu

por: Ana Paula Siqueira


Biden visita base americana na Polônia em meio à guerra Rússia x Ucrânia ? Foto: AP Photo/Evan Vucci.

Os Estados Unidos estão treinando tropas ucranianas em uma base militar na Polônia. Observadores políticos criticam a postura dos EUA e seus parceiros na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) no conflito entre Rússia e Ucrânia.

Esses observadores afirmam que embora adotem um discurso de que o conflito deve ser resolvido por meio de canais diplomáticos, fornecem instruções aos soldados da Ucrânia. Muito embora o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, faça recorrentes ameaças à Rússia.

Seis dos 30 carregamentos de armas que os Estados Unidos prometeram enviar para a Ucrânia já chdivegaram ao país. Nesta quarta-feira (30), o secretário de imprensa do Pentágono, John Kirby, declarou que cerca de "30 ou mais? carregamentos foram despachados para a Ucrânia.

"O material está chegando à região todos os dias, inclusive nas últimas 24 horas?, disse Kirby.

Joe Biden, afirmou, na segunda-feira (28), que suas tropas na fronteira da Polônia "ajudam a treinar tropas ucranianas?. A informação foi confirmada por uma fonte à CNN.

Durante o treinamento, os estadunidenses ensinam os soldados ucranianos a usar equipamentos enviados por países do Ocidente. Entre eles, mísseis antitanque Javelin, que os EUA e seus aliados forneceram em grande número.

OS EUA negam, no entanto, entrar no combate sob a alegação de evitar uma guerra mais ampla.

Porém, apenas em fevereiro, o país enviou U$ 1 bilhão à Ucrânia e deve enviar armamentos para o acampamento do mandatário ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Os dois países também compartilham dados sobre os movimentos e localizações das forças russas, além de comunicações interceptadas de Moscou.

Briga diplomática com os EUA

Nesta quarta-feira (30), a embaixada russa nos Estados Unidos pediu que o Ocidente pare de minar a diplomacia e criticou o apoio do porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, à expulsão de diplomatas russos de vários países.

"Consideramos que a aprovação de Ned Price da decisão de expulsar nosso pessoal é contrária às declarações das autoridades americanas sobre seu compromisso com a diplomacia para resolver problemas globais?, disse no canal da embaixada no Telegram.

Na terça, Bélgica e Holanda anunciaram a expulsão de diplomatas russos dos países.

O mesmo foi feito na Polônia, Eslováquia, Estônia, Lituânia e Letônia.

Com informações da Prensa Latina



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: